NOSSA HISTÓRIA
LÁ NO PASSADO,
A SALMERON JÁ CUIDAVA
DO FUTURO
O Grupo Salmeron é um negócio familiar, fundado em 1979. No entanto, nossa história teve início muito antes, na década de 50, quando o emigrante espanhol Francisco Salmeron Cabrerizo (avô dos atuais diretores) começou a trabalhar como catador de sucatas nas ruas de Granada, Espanha.
O que para muitos era considerado lixo, para família Salmeron sempre foi uma oportunidade de transformação. E, assim, foi da coleta de materiais com uma simples carroça para os transportes especiais para cada tipo de resíduo. Da seleção manual dos resíduos para a usina de triagem automática por leitor óptico. Da descaracterização manual utilizando machados para as máquinas de picadores e trituradores de última geração. Da reciclagem de materiais para a reciclagem energética, do aterro sanitário para o projeto Aterro Zero, que nasceu o Grupo Salmeron.
1954
A NOSSA HISTÓRIA COMEÇA EM GRANADA, ESPANHA.
Francisco Salmeron Cabrerizo (avô dos atuais diretores do Grupo Salmeron) era catador de sucatas. Em janeiro de 1954, com as dificuldades pós-guerra, ele parte para o Brasil em busca de uma vida mais próspera para sua família. Começou a trabalhar como agricultor em um sítio em Salto de Pirapora/SP e, ao perceber a quantidade de objetos descartados incorretamente na rua, decide coletar, tratar e comercializar sucatas metálicas e ossos de açougues (mercado de botões). Francisco Salmeron sempre enxergou valor em cada tipo de resíduo.
1955
O NOVO NEGÓCIO COMEÇOU A SE ESTRUTURAR
Após 1 ano de muito trabalho, conseguiu adquirir uma carroça – para carregar mais resíduos – e uma chácara própria, iniciando a atividade de descaracterização e reciclagem de automóveis.
1979
SURGE A SALMERON
Foram 24 anos trabalhando na área de forma informal, até que em abril de 1979, com ajuda de seus filhos, Juan e Francisco (pai dos atuais diretores), funda a Salmeron Aparas de Papel e a Salmeron Sucatas, ambas em Sorocaba/SP.
1985
UM ANO DE ALTOS E BAIXOS
Francisco Salmeron Filho e sua família enfrentaram dificuldades financeiras, mudanças de cidade e atuação em outro segmento (terraplanagem, areia e cimento para construção civil).
1998
SURGE O PIONEIRISMO SALMERON NO BRASIL
Francisco Salmeron Filho retornou ao trabalho que amava, a reciclagem. Passou a atender a demanda de produção de biomassa de uma das maiores indústrias têxteis do Brasil, tornando-se pioneiro nas atividades de reciclagem energética no país, ao aplicar conceitos da reciclagem de sucatas metálicas, papel e papelão para a reciclagem de madeiras.
2001
FUNDAÇÃO DA SALMERON MADEIRAS
Otimizando sua logística, no ano de 2001, é fundada a Salmeron Madeiras, localizada na Raposo Tavares Sorocaba/SP.
2008
UM ANO DE NOVOS HORIZONTES
Após o falecimento de Francisco, seu filho mais velho, Ricardo Salmeron assume a diretoria da empresa tomando grandes decisões, como a recompra da Salmeron Sucatas Metálicas e a expansão do grupo com aquisição de novas unidades.
2009
NOVA UNIDADE EM COTIA/SP
É inaugurada a unidade Capuava, em Cotia/SP, focada na Gestão de Resíduos de Madeiras e Biomassa.
2010
NOVA UNIDADE EM JUNDIAÍ/SP
Início das atividades em Jundiaí/SP também dedicada a Gestão de Resíduos de Madeira e Biomassa
2012
NOVA UNIDADE EM CAMPINAS/SP
Abertura de mais uma unidade de Gestão de Resíduos de Madeiras e Biomassa, em Campinas/SP.
2017
NOVA UNIDADE EM SÃO PEDRO DO IVAÍ/PR
Ampliamos nosso trabalho para o Sul do país com uma nova unidade focada em Gestão de Resíduos de Madeira e Biomassa, em São Pedro do Ivaí/Paraná.
2018
NOVA UNIDADE EM GUAPIMIRIM/RJ
Surge um novo negócio, a Terceirização de Caldeiras a Biovapor, em mais uma nova unidade, no estado do Rio de Janeiro.