Escolher o parceiro errado pode acarretar em prejuízos, multas ambientais e outros impactos negativos para sua empresa.
Os parceiros contratados por uma empresa impactam diretamente na sua produtividade. Por isso, é tão importante escolher fornecedores capacitados e de confiança, para que sua empresa tenha tranquilidade e foque em seu próprio negócio.
E quando falamos de Gestão de Resíduos, escolher o parceiro errado pode trazer muitas dores de cabeça, como a queda na produtividade, prejuízos financeiros, desorganização nos seus processos internos e até mesmo complicações com a legislação ambiental.
Mas como escolher a empresa ideal para cuidar da Gestão de Resíduos da minha empresa?
Confira algumas dicas de ouro, com pontos muito importantes que devem ser observados antes de realizar a contratação do seu futuro parceiro de coleta e gestão dos resíduos industriais.
1. Preocupação ambiental e processos sustentáveis:
Uma empresa que atua no ramo de gestão de resíduos deve ter uma forte preocupação com o meio ambiente. Mas como saber se essa preocupação não se resume a um discurso ecologicamente correto? Analise seus processos, o pátio de descarregamento, os equipamentos utilizados e, principalmente, confirme se a empresa possui certificações que atestem que seus processos estão realmente em conformidade com as leis ambientais.
Um fornecedor confiável segue as legislações e mantém uma linha de produção sustentável, como a Salmeron, que além de fazer o descarte correto, também reaproveita 100% os resíduos, em uma iniciativa pioneira chamada Aterro Zero.
2. Experiência e conhecimento da atividade
Gestão de Resíduos é uma atividade muito mais complexa do que se imagina, pois vai além da coleta e destinação. Existe uma série de procedimentos e cuidados que apenas uma empresa experiente pode realizar sem falhas.
É fundamental que a empresa escolhida tenha uma equipe especializada, que conheça as particularidades de cada resíduo e possa realizar a coleta, o transporte e a destinação de forma adequada para a característica de cada material.
Também é importante que a troca de caçambas seja realizada com agilidade, do agendamento à coleta, para que suas atividades não sejam prejudicadas com atrasos.
A Salmeron está no mercado há mais de 40 anos, e desenvolveu uma metodologia de trabalho que otimiza e agiliza processos, tornando suas atividades muito eficientes. Oferecemos um canal exclusivo para agendamento de coletas e garantimos um prazo ágil.
3. Estrutura adequada para o atendimento
Confira se a estrutura da empresa comporta as operações com tranquilidade. É fundamental que o parceiro contratado tenha condições de atender a demanda de sua empresa, dos demais clientes e um eventual crescimento da demanda contratada.
5. Frota especializada e variedade de caçambas
Escolha um fornecedor que possua frota própria, rastreável, com veículos novos e ampla variedade de caçambas, para armazenar diferentes volumes e tipos de materiais.
A Salmeron preenche todos esses requisitos, além de possuir mão de obra adequada para fazer a coleta ou a compactação do resíduo in loco, otimizando o processo de transporte e agilizando a operação.
Sempre preocupados com o meio ambiente, todos os veículos da Salmeron são abastecidos com Biodiesel, tornando o processo de transporte menos poluente.
6. Investimento em tecnologia
Os equipamentos utilizados para processar e compactar os resíduos são um ponto importante a ser analisado. Muitas empresas possuem tecnologia defasada e o preço a ser pago pelo cliente é alto. Equipamentos antigos geram lentidão nos processos, manutenções frequentes, interrupção de coletas e atrasos dos prazos combinados.
A Salmeron prioriza o uso dos equipamentos mais modernos, que agilizem as operações e sejam menos poluentes.
Restou alguma dúvida sobre como escolher o parceiro ideal para gerenciar o resíduos de sua empresa? Entre em contato com o Grupo Salmeron e converse com nossos especialistas.