A importância da Reciclagem de Sucata Metálica

Destinação correta de resíduos metálicos é preocupação importante para a indústria

Os metais podem ser reciclados inúmeras vezes sem alterar suas propriedades. De acordo com o Instituto Americano de Ferro e Aço (AISI), o aço é o material mais reciclável do planeta. Outros materiais que também são altamente recicláveis são: alumínio, cobre, prata e latão.

A reciclagem de metais conserva os recursos naturais, pois utiliza apenas 5% da energia elétrica e, segundo dados do International Aluminium Institute (IAI), libera somente 5% das emissões de gás de efeito estufa quando comparado com a produção de alumínio primário.

O processo também diminui o volume de resíduo gerado que teria como destino os aterros sanitários. Também estimula a consciência ecológica, incentivando também a reciclagem de outros materiais, seja devido ao seu elevado valor residual ou mesmo por meio de programas de educação ambiental.

As vantagens da Reciclagem de Sucata Metálica

A sucata de alumínio pode ser empregada na fabricação de itens para vários segmentos como os de embalagens, construção civil, indústria automotiva e bens de consumo e serve também como matéria prima para indústria siderúrgica, na forma de desoxidante. Essa é a grande vantagem do alumínio, que sai da cadeia depois de utilizado e pode ser reaplicado em diferentes segmentos, gerando ganhos para todo o ciclo.

O objetivo da Salmeron é 100% de valorização e utilização das sucatas transformando-as em matéria prima secundária, por isso contamos com maquinários de última geração para realização de todo o processo que vão desde a coleta até a venda do produto final.

Equipamentos e Processos

Em nosso parque de máquinas, temos prensa tesoura, prensa enfardadeira, tesouras hidráulicas, eletroímã para separação, ponte rolante, rampas de carregamento, caçambas ecológicas, manipuladores de sucata, peneiras, caixas coletoras de óleo, empilhadeiras e carregadeiras, além de um sistema de pesagem através de balança eletrônica com certificado de aferição periódico, garantindo segurança e confiabilidade de nossos clientes, fornecendo uma variedade de metais que podem ser usados como matéria-prima.

Quais metálicos podem ser reciclados?

Os metais pós-consumo são altamente recicláveis e trazem diversos benefícios para o planeta principalmente na economia de matéria-prima, pois evita a extração de minerais e reduz o consumo de água e energia.

Os metais ferrosos são basicamente compostos de sucatas de ferro e possuem propriedades magnéticas. O aço, uma liga de ferro contendo carbono, é de longe o metal mais reciclado no mundo, provindo de processos industriais ou pós-consumo como contêineres, veículos, maquinário industrial, e materiais de construção.

Os metais não-ferrosos, principalmente o alumínio, são também um dos mais reciclados materiais do mundo. Sua reciclagem é economicamente viável, energeticamente eficaz e ambientalmente correta. Os processos de reciclagem passam pela separação, o enfardamento, e derretimento em fornos para serem moldados em lingotes.

Os metais pós-consumo são altamente recicláveis e trazem diversos benefícios para o planeta principalmente na economia de matéria-prima, pois evita a extração de minerais e reduz o consumo de água e energia.

Pionerismo e Excelência nas Soluções Ambientais

Beneficiamento de resíduos recicláveis Geração de energia limpa e renovável Gestão de sucata metálica

POSTS POPULARES